Translate

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Não vá ao Psicólogo, aprenda a sacar







* Por Luiz Felipe Inaimo


Ao rodar o circuito juvenil, nos deparamos com um estereótipo extremamente comum. O jogador “nervosinho”. Aquele lá, que vira e mexe joga a raquete no chão, grita, e entra em conflito com os árbitros.
Acontece que na maioria das vezes, o comportamento que esses jovens apresentam nas quadras, não condiz com a personalidade deles fora dela.
É então que alguns pais, influenciados pela opinião precipitada dos espetaculares treinadores brasileiros (ironia), chegam a conclusão de que a melhor saída é passar por um psicólogo esportivo.
Aí eu te pergunto. Será que esse é o caminho?
De forma alguma.
Não estou aqui julgando o trabalho dos psicólogos esportivos, muito pelo contrário. Eles fazem um trabalho de suma importância com jogadores maduros. Repetindo, jogadores MADUROS.
O motivo claro pelo qual o jogador juvenil passa nervoso na quadra são óbvios. Técnica limitada, tática inexistente, e físico péssimo. Em outras palavras, tudo o que qualquer ser humano precisa para estar apto a competir em alto nível.
Por isso, uma dica. Se você é nervoso na quadra, existe um antídoto simples (mas que exige extrema dedicação) para corrigir isso.
1-  Treine seus golpes;
      2-   Faça um trabalho físico impecável;
3-   Ouça seu treinador. Por incrível que pareça, aquela figura que 90% do tempo fica no seu pé, só faz isso porque quer seu bem. Provavelmente irá funcionar.

Se depois de estar jogando um tênis de alto nível, próximo do seu limite físico e técnico as vitórias não vierem,  procure um psicólogo. Caso contrário, aprenda a sacar.




                           










Luiz Felipe Inaimo é publicitário da agência WMcCANN e ex-praticante desse esporte comovente.

7 comentários:

  1. Estude e depois fale sobre o assunto. Se você não tem conhecimento sobre a psicologia do esporte, como focou nitido no seu texto, não escreva sobre... Simples assim

    ResponderExcluir
  2. O comportamento de atender a regras, ou seja, disciplinar-se, não é inato.

    ResponderExcluir
  3. Difícil entender que se o jogador está tendo um mal desempenho nas quadras é por falta de acompanhamento psicológico?! Quanta ignorância!

    ResponderExcluir
  4. Cagou pela boca. Vai estudar primeiro antes de escrever. Você não tem idéia da merda que ta falando.

    ResponderExcluir
  5. Ignorante esse tal de Luiz Felipe ein!
    Tive pavor ao ler tanta bobagem! Limite se a dar opiniões dentro da sua área profissional queridinho, porque tudo que vc falou a respeito da Psicologia está errôneo e equivocado! Você deveria apagar isso ai antes que vire chacota, se já não virou e dai quem você vai procurar? Uma terapeuta claro, porque é o nosso trabalho que as pessoas procuram quando estão em situações como que você está criando! Texto sem responsabilidade e sem nenhum critério.

    ResponderExcluir
  6. Penso que o Autor desta baboseira ou seja você mesmo aí que assinou esse texto, está precisando urgentemente de um Psicólogo, para pelo menos, conhecer o trabalho sério e de ajuda há milhares de pessoas, atletas ou não, que a Psicologia promove...
    Quem sabe iniciando um Processo Terapêutico, você melhora esse seu perfil narcísico???
    Lamentável...

    ResponderExcluir
  7. Pelo jeito esse ex-tenista não aprendeu a sacar, mas como publicitário está conseguindo se promover, mas infelizmente atacando uma profissão que não conhece, está indo bem, está no caminho, 5 minutos de fama, parabéns e continue assim!!

    ResponderExcluir