Translate

domingo, 22 de março de 2015

Orlando Luz é bicampeão do Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre





O brasileiro Orlando Luz comemorou a conquista do bicampeonato nos 18 anos masculino do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, diante da torcida que lotou as arquibancadas da quadra central da Associação Leopoldina Juvenil.
Na partida final, disputada na manhã ensolarada deste domingo, Orlandinho, 17 anos e atual número 2 do ranking mundial da categoria, derrotou o americano William Blumberg, 17 anos e cabeça número 6 do torneio, em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4. A partida levou uma hora e 50 minutos de duração.
Em um primeiro set bastante equilibrado, Orlando Luz chegou a ter dificuldades para fechar o terceiro game, quando teve que salvar dois break points e fechar o ponto na quarta tentativa de game point para fazer 2 a 1. O tenista gaúcho de Carazinho (RS) conseguiu ampliar a diferença e assumir de fato a liderança da partida quando quebrou o saque do americano no sexto game.
Antes de iniciar a série seguinte, o brasileiro recebeu incentivo extra das arquibancadas, um grupo de jovens tenistas cantou em coro, chamou os aplausos da torcida para inflamar o jogo do representante do Brasil. Orlandinho abriu um grande sorriso. “Fiquei muito feliz com este reconhecimento. Espero que eles (o grupo de jovens tenistas) se deem bem e tirem lições dos jogos. Eu comecei assim também, torci pelos brasileiros, quero que eles se tornem bons jogadores também”, comentou o atual bicampeão dos 18 anos do Internacional Juvenil de Porto Alegre.
No segundo set, Blumberg equilibrou o duelo. O americano tomou a dianteira no sétimo game ao quebrar o serviço do brasileiro. Entretanto, Orlando centrou o foco e anotou três games seguidos. O derradeiro game foi perfeito: o tenista gaúcho marcou o match point sem que o nova-iorquino fizesse um ponto se quer.
“Orlando é um jogador muito bom, foi um grande desafio enfrentá-lo, e no Brasil, diante da sua torcida. Acho que joguei muito bem, mas nos deuces e break points, ele foi mais sólido do que eu, e mereceu vencer”, disse Blumberg, ao final da partida. Agora, o americano retorna aos Estados Unidos onde se prepara para disputar torneios na Califórnia e Flórida ainda no primeiro semestre.
Já o campeão acredita que o placar não demonstra o quanto foi complicado derrotar o rival americano. “Foi um torneio muito duro. Ontem (sábado, contra Manuel Peña Lopez), eu virei um jogo que parecia até estar perdido. Hoje contra o Will, o placar de hoje não diz o que foi o jogo. Eu cheguei a fazer dois breaks (points), mas não foi por isso que ele baixou a intensidade, tanto que jogou até o último ponto”, explicou Orlandinho.
Sete títulos – Com a conquista do bicampeonato nos 18 anos de simples, Orlando Luz soma sete títulos no Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre. Ele foi campeão aos 12 anos, em 2010, bi nos 14 anos, em 2011 e 2012, e bi nos 18 anos, em 2014 e 2015. Também foi campeão nas duplas nos 14 anos, em 2012 e nos 18 anos, em 2013.
O próximo compromisso de Orlandinho, que também vem da conquista do bicampeonato no Banana Bowl, em São José dos Campos (SP), será o ITF Junior Masters 2015, no período de 3 a 5 de abril, em Chengdu, na China. O outro brasileiro que estará presente na competição será o paulista Marcelo Zormann, atleta do Instituto Gaúcho de Tênis (IGT), com quem Orlandinho treinou na manhã deste domingo, antes de entrar em quadra para disputar o título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário